Quem somos


“Educando com amor para a vida. Amar as crianças é acolhê-las com os mesmos sentimentos de Cristo.”
Nós, as Irmãs Mestras de Santa Dorotéia Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, somos chamadas a testemunhar no mundo a IMENSA CARIDADE DO CORAÇÃO DE CRISTO. Nosso agir concretiza-se na prática da MISERICÓRDIA do Divino Coração; num forte empenho de oração, de reparação, de serviço humilde, com atividades educativas e assistenciais, no trabalho pastoral, sempre atentas aos mais pobres e aos últimos da sociedade.
"Se tivéssemos que resumir numa única palavra a fisionomia espiritual do nosso Pai, tal qual transparece das obras, dos escritos da sua vida não saberíamos dizer outra, senão esta: CARIDADE", sobre o Fundador da Congregação, Dom João Antônio Farina.
História
A Congregação das Irmãs Mestras de Santa Doroteia, filhas dos Sagrados Corações, é uma congregação religiosa católica, de direito pontifício, são conhecidas popularmente por Dorotéias de Vicenza, sua sigla é SDVI.
A congregação foi fundada pelo padre italiano Giovanni Antonio Farina (1803-1888), o futuro bispo de Treviso, em 11 de novembro de 1836, formou na escola de caridade da paróquia de São Pedro, em Vicenza, uma comunidade com três jovens destinadas a seguir os passos de Santa Doroteia e abraçar a vida religiosa.
O instituto recebeu o decreto papal de louvor pelo Papa Gregório XVI, em 1º de março de 1839, a sua constituição, foi aprovada em 2 de maio de 1905.
Entre seus membros ilustres deve-se lembrar Maria Bertilla Boscardin, canonizado em 1961 pelo Papa João XXIII, em 2001 o fundador foi beatificado pelo Papa João Paulo II.
A Congregação no Mundo
As Irmãs Dorotéias dedicam-se à educação e à educação cristã da juventude, servindo também no seminário de Vicenza.
Além de Itália, estão presentes na América do Sul (Brasil, Colômbia, Equador, México), África (Costa do Marfim), Ásia (Jordânia, Israel, Índia, Palestina, Síria), e em outros países da Europa (Polônia, Espanha, Suíça, Ucrânia): a matriz está sediada em Vicenza.
Em 31 de dezembro de 2005, a congregação contava 1.541 irmãs, em 179 casas religiosas.
Brasil
No Brasil a congregação está sediada em São Luís (MA), e conta com filiais nos estados de Goiás, Pará e Minas Gerais. Desenvolvem atividades de ajuda a necessitados, trabalhos educacionais e de saúde.
INSTITUTO FARINA DO BRASIL
O Instituto Farina, situado em São Luís-MA, no bairro Filipinho, abriu as portas do coração a um grupinho de 35 crianças da Educação Infantil, no dia 16 de março de 1970, data de sua fundação. Isso foi apenas o início, pois, em razão da crescente demanda de vagas, tornou-se necessária a implantação do Ensino Fundamental, o que veio realizar o grande sonho das famílias do bairro: uma escola no Filipinho.
O Colégio tem esse nome em honra ao fundador da Congregação das irmãs, Dom João Antonio Farina, sacerdote e educador exemplar. A fonte inspiradora central de sua missão educativa é a caridade. Ele dizia: “amar as crianças é acolhê-las com os mesmos sentimentos de Cristo.”
No início, a escola funcionou apenas com o 1° ciclo, mas ao longo dos anos foi se inserindo no contexto ludovicense, principalmente, pelo resultado brilhante de sua ação educativa e evangelizadora. As famílias já não se conformavam em levar as crianças para outras escolas após a conclusão da 4a série e, depois de muitos pedidos e de muita insistência resolveu-se complementar com o 2° ciclo do Ensino Fundamental, como funciona até hoje.
O Instituto Farina tem como finalidade instruir e educar os seus alunos visando ao seu desenvolvimento integral, permanecendo, porém, em primeiro plano, fazer com que o Reino de Deus aconteça nos seus corações e nos corações de suas famílias.
O elo com a Família Farina continua com a associação dos ex-alunos Dom João Antônio Farina (AEXADJAF).
CRECHE PARAÍSO DAS CRIANÇAS
Dentre os trabalhos realizados pelas Irmãs do Instituto Farina, a Creche "Paraíso das Crianças" se destaca como uma obra de cunho social. Ela teve início fora da escola, no Coroadinho, onde, por alguns anos, a Irmã Donata deu assistência direta às crianças carentes do bairro. Em 1986, a creche passou a integrar a escola, possibilitando um melhor atendimento. Este foi mais um passo voltado para a criança carente. O "Paraíso da Criança" atende atualmente 108 crianças na faixa etária de 3 a 5 anos, provenientes de famílias de baixa renda. Uma equipe de profissionais capacitados dão assistência integral às crianças das 8h às 17h. Neste período, elas recebem cuidados com a higiene pessoal (banho), a alimentação (quatro refeições), atividades pedagógicas e recreativas. Todo este trabalho tem um propósito que foi passado pelo fundador da Congregação D. João Antônio Farina: "Acolher às crianças mais carentes". Os recursos para a manutenção são originadas da própria Comunidade Farina e da SEMCAS (Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social). 
Congregando amor, fé, disponibilidade e abnegação, as Irmãs do Farina preservam o amor de Deus, cooperando com o dia-a-dia dessa clientela infantil. Irmã Nazaré, Irmã Fidellis, Irmã Lúcia, Irmã Rosinete, Irmã Maria do Socorro e Irmã Rosa Vicência já coordenaram esta atividade que atualmente está sob a coordenação da Irmã Rosa Gomes.


Um comentário:

  1. Deus abençoe esta missão.Seguindo o mandamento de N.S.JESUS. Por que ele disse ; quem acolhe um desses pequeninos , é a mim que está acolhendo".

    ResponderExcluir